Realmente faz mal dormir com maquiagem?

 

Resposta curta: sim! Realmente faz mal e você não deveria fazer isso. Todos nós já tivemos essa experiência - você chega em casa tarde da noite e a última coisa que você quer fazer é passar por todo o seu ritual de cuidados com a pele antes de ir para a cama. Já fomos advertidos algumas vezes para nunca dormimos com maquiagem, mas uma noite não fará mal, certo?! Bem, aqui está exatamente o que acontece quando você não tira a maquiagem antes de dormir...

Quando negligenciamos lavar o rosto à noite, nossos poros são incapazes de respirar porque estão entupidos de maquiagem e sujeiras acumuladas durante o dia. Logo, a restauração e regeneração vitais não conseguem ocorrer, resultando em cravos, espinhas, linhas finas, opacidade, inchaço e olheiras ao redor dos olhos.

 

Uma noite de sono com maquiagem é improvável que cause danos duradouros à pele. E isso é uma boa notícia para aqueles ‘infratores’ de uma só vez. Porém, tenha em mente que cada noite que você dorme sem remover a maquiagem, seus poros  ficam cada vez mais entupidos, levando ao desenvolvimento de espinhas e acne.

Pensando a longo prazo, dormir com maquiagem pode levar ao envelhecimento prematuro (suspiro!). Durante o dia,  sua pele acumula muito estresse oxidativo. Quando você dorme com maquiagem, você não está dando à sua pele, uma chance de se recuperar dessesagentes agressores, o que pode resultar no envelhecimento da pele mais rapidamente do que o normal. Dr. Schweiger, fundador da Clear Clinic, observa que “os radicais livres do meio ambiente (muitas vezes na forma de poluição) permanecem na pele quando você não limpa seu rosto adequadamente à noite. Os radicais livres causam o colapso do colágeno ao longo do tempo, o que resulta no desenvolvimento de linhas finas e pele envelhecida prematuramente”. Essa é a última coisa que queremos, especialmente em um mundo onde somos encorajados a parecer mais jovens, não mais velhos!

Não são apenas bases e pós ​​que causam o dano. Enquanto dormir com  maquiagem nos olhos não causará linhas finas ou acne, ainda pode causar problemas. “O rímel e o delineador podem ser esfregados pelo travesseiro e acabarem nos olhos, o que pode levar a uma irritação significativa dos olhos”, diz o Dr. Schweiger”. Dormir com maquiagem nos olhos, repetidamente, pode resultar no entupimento dos minúsculos folículos pilosos e das glândulas sebáceas em suas pálpebras. Quando essas áreas ficam entupidas, as bactérias podem se acumular e causar inflamação. Como resultado, pequenas protuberâncias chamadas terçolhos ou  terçol podem se formar. Esses inchaços podem se resolver por conta própria, mas muitos exigem tratamento do seu médico ”.

Por isso, da próxima vez que você renunciar a sua rotina normal de cuidados com a pele antes de dormir, pense duas vezes. A curto prazo, você corre o risco de acordar com espinhas e pele seca; a longo prazo, pode causar danos permanentes à sua pele e envelhecer prematuramente.

Para que você tenha uma vantagem inicial, os especialistas forneceram algumas dicas de limpeza para garantir que toda a sua maquiagem seja removida, dando à sua pele a melhor chance de repará-la durante a noite:

  • Sempre amarre seu cabelo antes de iniciar a limpeza: embora pareça uma dica boba, fazer um rabo de cavalo é muito importante quando se trata de remover sua maquiagem. Ao tirar todo o cabelo do rosto, suas linhas finas ficarão expostas, o que é essencial, já que muitos resíduos de maquiagem tendem a se acumular ali. Para quem tem cabelo curto, um arco ajudará a prender o cabelo.
  • Os lenços de remoção de maquiagem não são suficientes: embora eles possam parecer uma maneira rápida e fácil de remover sua maquiagem, eles não fazem o trabalho completamente. Lenços de maquiagem só removem o produto da superfície da pele, o que não é suficiente quando se trata de remoção de maquiagem. Se você for usar lenços umedecidos, use-os como um primeiro passo para tirar a maior parte da maquiagem, mas depois, sempre use um produto de limpeza.
  • Invista em um removedor de maquiagem de boa qualidade (como o Removedor de Maquiagem para a Área dos Olhos Linden Leaves e o Creme de Limpeza Linden Leaves): são removedores 100% naturais, livre de qualquer substância química e suaves, que limpam e acalmam a pele.
  • Certifique-se de fazer uma limpeza dupla: quando você está limpando seu rosto para remover a maquiagem, a segunda limpeza possui grandes benefícios. A primeira lavagem é para remover a maquiagem e, em seguida, a segunda é para limpar corretamente a pele. Além disso, sua segunda limpeza também deve ser usada para massagear seu rosto para aumentar a circulação, o que manterá sua pele saudável e brilhante.

Então, faça uma limpeza de forma correta e desfrute de uma pele limpa, fresca e saudável!

Fonte: (https://lindenleaves.com/blog/really-bad-sleep-makeup/) Texto escrito por Juliet Blair - Tradução: Linden Leaves Brasil


Postagem anterior Postagem seguinte