Conheças as principais categorias de cosméticos alternativos

cosmético natural orgânico vegano

Pessoas que se preocupam com o que consomem e com o que colocam no mundo também se preocupam com o que usam na pele. Por isso, buscam cosméticos que não agridam o meio ambiente e a sua saúde. Porém, existem diferentes categorias de produtos que se enquadram nesses requisitos. Conheça os principais tipos e faça suas escolhas.

Cosmético natural

Infelizmente a lei brasileira não define o que é considerado um cosmético natural, o que faz com que algumas marcas se aproveitem dessa brecha e classifiquem seus produtos como naturais, mesmo não sendo. O Grupo Ecocert e o Instituto Biodinâmico (IBD) - empresas certificadoras que realizam a inspeção de produtos orgânicos e naturais - determinam que para ser considerado natural o produto deve ter pelo menos 95% de ingredientes naturais e os outros 5% ingredientes orgânicos.
Além disso, essas certificadoras listaram os ingredientes proibidos, aqueles que são perigosos para a saúde e para o meio ambiente e por isso não podem ser utilizados na formulação dos produtos. Dentre eles, estão: corantes e fragrâncias sintéticas, derivados do propileno, silicone, amônia, derivados do petróleo, produtos testados ou que seja provindas do sofrimento de animais, conservantes sintéticos, dietanolamidas e matérias-primas geneticamente modificadas.

Cosmético à base de produtos naturais

Os cosméticos desta categoria possuem em sua composição ingredientes listados como proibidos pelos órgãos certificadores, mas também possuem ingredientes naturais. Os produtos podem conter, inclusive, o selo de certificação da Ecocert ou do IBD por utilizarem ingredientes certificados, por isso é preciso estar atento à essa categoria e observar os componentes do produto que você está adquirindo.

Cosmético orgânico

As certificadoras consideram orgânico todo o cosmético composto por, pelo menos, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas, ou seja, baseadas nos métodos orgânicos de produção, que buscam aperfeiçoar o uso de recursos naturais e socioeconômicos utilizando métodos alternativos na cadeia produtiva. Os outros 5% podem ser água e/ou outras matérias-primas naturais. Todos os cosméticos orgânicos são necessariamente naturais, mas nem todos os naturais são orgânicos.

Cosmético vegano

Esses são cosméticos que não levam, em sua composição produtos de qualquer origem animal ou que tenha sido testado em animais. Os ingredientes de origem animal mais comuns são mel, leite, cera de abelha, lanolina e colágeno.

Como vimos, há diferenças entre os tipos de produtos alternativos oferecidos no mercado. A Linden Leaves trabalha com produtos feitos com ingredientes naturais, orgânicos e veganos. Conheça toda nossa linha de produtos e escolha os seus.

Postagem anterior Postagem seguinte