Chá branco: o novo super ingrediente para o tratamento da pele?

 

 O chá branco está, rapidamente, se tornando conhecido como um ingrediente milagroso no mundo dos tratamentos para a pele, devido ao seu alto teor de catequina (antioxidante). Entre outros benefícios, o chá branco é altamente eficaz na minimização dos sinais visíveis de envelhecimento - algo que tem uma importância crescente à medida que todos nos esforçamos para parecer 10 anos mais jovens!

Como bebida, o chá é conhecido há muito tempo, por suas qualidades antioxidantes. Feitas a partir das folhas da planta camellia sinensis, as folhas de chá colhidas, passam por vários graus de processamento para resultar no produto final que bebemos (e agora usamos no cuidado da pele!). Porém, a forma como a colheita é feita, altera a composição química das folhas e reduz o conteúdo das catequinas. Existem três tipos principais de chá (feitos da mesma planta): chá preto, verde e branco. Eles diferem pelo método de colheita e processamento, resultando em diferentes níveis de conteúdo antioxidante.

O chá preto tem um teor de catequina (antioxidante) muito menor do que o chá verde e branco, devido ao processo de fermentação das folhas. O chá verde é amplamente conhecido por suas qualidades antioxidantes, no entanto, o processo de secagem das folhas de chá verde realmente reduz a quantidade de catequinas no produto final.

O menos conhecido dos tipos de chá, o chá branco é o herói desconhecido. O chá branco tem o maior teor de catequina das três principais variações do chá, devido ao fato de ser minimamente processado. Ele é feito de folhas muito jovens - que guardam a melhor qualidade do chá-, que são vaporizadas imediatamente após a colheita, para inativar a enzima que destrói as catequinas. As folhas de chá branco são secas ao sol. Por causa deste processamento mínimo, o chá branco possui uma alta concentração de antioxidantes, tornando-o altamente eficaz no mercado de produtos antienvelhecimento.

Estudos recentes descobriram que o chá branco é mais eficaz nesta arena antienvelhecimento do que seu equivalente mais conhecido, o chá verde. Elma Baron, diretora do Centro de Estudos de Pele dos Hospitais Universitários de Cleveland (UHC) e da Universidade Case Western Reserve (CWRU), realizou uma extensa pesquisa sobre os benefícios do chá branco no tratamento da pele. A Dra. Baron diz: “Nós descobrimos que a aplicação do extrato de chá branco protege os elementos críticos do sistema imunológico da pele. Da mesma forma que a oxidação faz com que um carro enferruje, o estresse oxidativo na pele provoca uma quebra na força e função celular. O extrato de chá branco protege contra esse estresse ”.

Da mesma forma, outros estudos comprovaram que a aplicação do chá branco é eficaz em estimular a função imunológica das células da pele e protegê-las contra os efeitos nocivos da exposição ao sol. A propriedade antioxidante do chá branco é o que o torna eficaz como um ingrediente antienvelhecimento no cuidado da pele. Kevin Cooper, presidente do departamento de dermatologia da UHC e da CWRU, diz: “Sabemos que uma pele mais jovem tende a resistir ao estresse oxidativo associado à exposição aos raios destrutivos da luz solar. O extrato de chá branco também parece construir a resistência da pele contra estresses que a idade causa na pele.

O extrato de chá branco protege sua pele não apenas dos danos causados ​​pelo sol. Toda a pele contém matriz de metaloproteinases  (MMPs), uma enzima que engloba o colágeno e a elastina, que mantém nossa pele jovem. Pequenas quantidades de MMPs na pele mais jovem são saudáveis, no entanto, à medida que envelhecemos, a quantidade de MMPs na pele aumenta, resultando em sinais visíveis de envelhecimento. A aplicação de extrato de chá branco na pele inibe a atividade da enzima MMPs, de modo que o colágeno e a elastina podem continuar realizando sua tarefa de manter a aparência da pele.

Então, o que isso tudo significa? De forma resumida, ficou comprovado que o extrato de chá branco minimiza os sinais visíveis do envelhecimento, como linhas finas, rugas, manchas de sol e flacidez da pele. Boas notícias! É por isso que incluímos o extrato de chá branco na maioria dos nossos produtos da linha Rosto Linden Leaves. Este super-ingrediente é a grande indicação na luta contra o envelhecimento, você também vai usufruir dos seus benefícios?

Fonte: Linden Leaves (https://lindenleaves.com/blog/white-tea-new-skincare-super-ingredient/) Texto escrito por Juliet Blair - Tradução: Linden Leaves Brasil


Postagem seguinte